quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O antes da partida, como isso aconteceu e como (eu acho) que vai ser...


O primeiro post é sempre o mais difícil...
Vou começar explicando um pouco de como tudo isso aconteceu, da onde surgiu a idea da Índia e minhas primeiras expectativas.
Há exatamente 2 meses atras, eu recebi um e-mail pelo grupo da Empresa Júnior( da qual faço parte) falando sobre uma parceria com a AIESEC para intercâmbio, achei interessante pela oportunidade de poder fazer mais um intercâmbio no período de férias, mandei e-mails, fiz o cadastro, fiz a entrevista e fui aprovada. Até ai eu não tinha ideia nenhuma sobre a grandeza da AIESEC, pensei que seria quase impossível arrumar uma vaga de intercâmbio, tirar visto, comprar passagens e tudo mais em menos de dois meses, que seria quando eu sairia de férias. Eu lembro que quando fui Au Pair foram mais de 8 meses de preparação e mesmo assim na correria. Como tinha a possibilidade de ir no meio do ano seguinte e queria conhecer o programa não me preocupei.
Cerca de um mês depois com quando tive acesso ao portal pela primeira vez, vi milhares, repito, milhares de vagas para todos os tipos de projetos em países que eu nunca soube, sequer, da existência. Me candidatei para vários que eu me identificava, em todos os países que eu poderia arcar com as passagens rs, e para a minha surpresa em menos de uma semana eu tive respostas de praticamente todos e muitos outros que eu nem tinha me candidatado.
Caixa de e-mail cheia, começa o maior de todos os problemas... qual escolher! Quando as opções são poucas, é muito mais fácil, mas quando se tem 30, 40 opções de cidades em diversos países e centenas de projetos em cada lugar e menos de um mês pra estar lá é difícil... bem difícil.
Comecei a eliminar os projetos que não tinha relação com a minha área ( administração) e os que não davam moradia gratuita. Eu queria muito ir para China, mas os projetos lá eram todos culturais.No final tinham opções (Colômbia, Ghana, e Índia) e alguma coisa me chamou para Índia.
No final das contas, embarco Domingo para Calcutá. Vou trabalhar em um projeto em uma ONG que dá assistência a jovens empreendedores.

Eu não sei realmente por que escolhi a Índia, nunca foi um sonho viajar para lá, acho que, embora sempre me fascinou, nem se passava pela minha cabeça essa possibilidade. Mas a partir do momento que ela se tornou uma opção não saiu mais da minha cabeça...
Acho que alguma coisa relacionada com as cores, os sabores da Índia me atrai... quando eu fiz meu primeiro intercâmbio (1 ano nos EUA) eu esperava muito pelo choque cultural e não via o hora de entrar em uma nova realidade. Embora minhas expectativas tenham sido, em todos os aspectos, superadas eu fui introduzida em uma nova realidade com doses homeopáticas. Eu tive bastante tempo (e gostaria muito de ter tido mais) para entender, para me acostumar e aos pouquinhos absorver aquela cultura. Em um país de primeiro mundo, com conforto e um bom salário, em poucas semanas eu já me sentia como parte daquilo.
Acho que o que eu procuro na Índia é esse choque, estar em um lugar totalmente diferente do meu, desenvolver um projeto com pessoas formadas em outros países, com outras cabeças e conceitos, literalmente me jogar em alguma coisa que eu não tenha, nunca, nem imaginado como é.

Acho ( e quantos "achos" para um post só) que por hoje é isso. Durante minha jornada de viagem (domingo - terça) vou ter bastante tempo para escrever. E logo menos os "achos" vão encontrar a realidade.

Quem quiser conhecer mais sobre a AIESEC ( e vale a pena!) http://www.youtube.com/watch?v=oioZOWm1jOU

Namaste!

3 comentários:

  1. Te amo muito! Espero que faça uma ótima viagem e não se esqueça de mim nunca! bb =*

    ResponderExcluir
  2. A julgar pelas histórias que vc conta (pessoalmente) das suas viagens, esse blog vai ser bem divertido, hehe!
    Boa sorte nessa experiência tão diferente! Bjs

    ResponderExcluir
  3. juuuuuuuuuuu adoreiiiiiiiii....boa viagemm...e boa sorte!...presentinho em?? eu quero! hahahahahahaha beijo beijo

    ResponderExcluir